Oficinas

OFICINAS APROVADAS


OFICINA 01
Título: Curricularização das questões que envolvem racismo, etnofobia, LGBTQIA+fobia, sexismo, machismo e a cultura de exclusão social
Resumo da Oficina: A oficina propõe uma tecnologia de abordagem aos temas racismo, etnofobia, LGBTQIA+fobia, sexismo, machismo e a cultura de exclusão social, que vise curricularizar os temas ao longo do curso, de forma transversal e longitudinal.
Público-Alvo: Docentes, Discentes, Residentes, Preceptores, Gestores
Oficineiros: Paulo Klingelhoefer de Sá, Nathália Matola Lima

 

OFICINA 02
Título: A abordagem narrativa biográfica na formação médica: experiência, método e prática pedagógica
Resumo da Oficina: Apresentar as bases teóricas e metodológicas do referido projeto aos participantes da oficina, com vistas a disseminar o conhecimento e a prática que vem sendo construída na instituição.

A oficina será desenvolvida em duas etapas de trabalho e reflexão. A primeira dedicada à apresentação do projeto e ao exercício narrativo dos participantes com vistas a levá-los a compreender os efeitos inscritos no ato de narrar e de acolher a narrativa do outro de maneira a produzir uma reflexão sobre o processo de formação experiencial que se constrói no curso de uma trajetória de vida. Para isso, teremos momentos de trabalho tanto em grupo, quanto em subgrupos de dois a três participantes.
A segunda etapa será dedicada ao diálogo entre a vivência realizada na oficina e a formação médica, levando os participantes a refletir, do ponto de vista prático, sobre as possibilidades de aplicação das bases teórica e metodológicas do projeto em suas realidades. Essa etapa visa ajudar os participantes a transpor as reflexões que emergiram na primeira etapa da oficina para as suas realidades, tanto da perspectiva docente em suas práticas pedagógicas, quanto do ponto de vista do discente em suas experiências de formação ao longo da graduação.
Público-Alvo: Docentes, Discentes
Oficineiros: Paulo Klingelhoefer de Sá, Camila Aloisio Alves, Jaime Charret, Sara Crecêncio Rodrigues

 

OFICINA 03
Título: Curricularização da Extensão em Escolas Médicas: Flexibilização Curricular, Integração Ensino-Serviço e Responsabilidade Social
Resumo da Oficina: A presente proposta tem como objetivo delinear uma oficina voltada à discussão e capacitação de docentes e gestores de escolas médicas acerca da curricularização da extensão, enfatizando a flexibilização curricular, a integração ensino-serviço e a responsabilidade social. A oficina buscará fornecer ferramentas para que os participantes possam analisar e desenvolver estratégias de implementação de ações extensionistas integradas aos currículos de cursos médicos, fortalecendo a formação dos futuros profissionais de saúde.
Público-Alvo: Docentes
Oficineiros: Júlio César Soares Aragão, Claudia Yamada Utagawa, Bruna Casiraghi

 

OFICINA 04
Título: Ferramentas para Planejamento educacional
Resumo da Oficina: Conceituar objetivos educacionais e competências. Identificar o que declaramos como objetivos educacionais e competências gerais. Aplicar o modelo SMART aos seus objetivos educacionais. Discutir a empatia dos professores na sobrecarga cognitiva
Público-Alvo: Docentes, Discentes, Preceptores
Oficineiros: Gabriel Amorim, Anna Tereza Miranda Soares de Moura

 

OFICINA 05
Título: Medicina narrativa e artes plásticas estimulando a criatividade na educação médica
Resumo da Oficina: Incentivar a criatividade dos participantes (professores e estudantes) através da metodologia da medicina narrativa utilizando obras de arte como disparadores de discussão e exercícios de escrita. Metodologia: os participantes terão um contato inicial com a proposta de medicina narrativa e realizarão exercícios de produção narrativa a partir do contato e discussão sobre alguns quadros apresentados. Resultados esperados: estimular a reflexão e discussão de temas relacionados ao humano, ao cuidado em saúde com a produção livre de material narrativa.
Público-Alvo: Docentes, Discentes, Residentes, Preceptores, Gestores
Oficineiros: David Kestenberg, Ana Luisa Rocha Mallet, Fatima Geovanini, Luciana Andrade

 

OFICINA 06
Título: Metodologia de aprendizagem : uma quebra de paradigmas ou mudança de hábitosam?
Resumo da Oficina: Entender quais as dificuldades que os discentes enfrentam nessa mudança para formas de aprendizagem utilizando-se as metodologias ativas e quais os caminhos para facilitar essa transição.
Público-Alvo: Docentes, Discentes, Residentes, Preceptores, Gestores
Oficineiros: Luiz Augusto Bittencourt Campinhos, Raphael Cardoso Rodrigues, Rogerio Dardengo Gloria

 

OFICINA 07
Título: Aprendendo a aprender: Ensinagem em Cuidados Paliativos(CP)
Resumo da Oficina: O objetivo da oficina é promover a reflexão a cerca da temática, além demonstrar a importância da extensão na formação acadêmica, além de também promover a troca de experiências a fim de auxiliar na implantação de projetos de extensão em Cuidados Paliativos em outras Instituições de ensino.
Público-Alvo: Docentes, Discentes, Residentes, Preceptores, Gestores
Oficineiros: Andrea Augusta Castro, Lilian Rendeiro de Oliveira Campos, Matheus Augusto Souza de Amaral, Thaís Rodriguez Pontes

 

OFICINA 08
Título: Literacia Visual na Escola Médica: uma dinâmica em Medicina Narrativa
Resumo da Oficina: A Oficina de Literacia Visual na Escola Médica tem o objetivo de apresentar a competência de “leitura” de imagens, sejam imagens de filmes ou outras como ilustrações ou obras de arte, com o intuito de explorar diversas dimensões da doença e da relação entre doente e profissional de saúde.
Público-Alvo: Docentes, Discentes, Residentes, Preceptores, Gestores
Oficineiros: Luciana de Paula Lima e Schmidt de Andrade, Ana Luisa Rocha Mallet, David Kestenberg, Fátima Cristina Melo Geovanini

 

 


EDITAL DE SUBMISSÃO DE OFICINAS
8º CONGRESSO CARIOCA E CAPIXABA DE EDUCAÇÃO MÉDICA | COCCEM

Tema Central:
Cuidado integral e responsabilidade social: caminhos de uma formação médica cidadã


 

1. DO EVENTO
1.1. As regras a seguir dizem respeito à submissão de oficinas para o 8º Congresso da Regional RJ/ES COCCEM, que ocorrerá nos dias 02/06/2023 a 04/06/2023, no formato presencial.

 

1.2. A realização de oficinas no evento é uma oportunidade para docentes e discentes do curso de Medicina e de outros cursos da área da saúde compartilharem com os congressistas suas experiências locais e produção de conhecimento, além de reflexões sobre o processo de educação.

 

2. DAS OFICINAS
2.1. As oficinas acontecerão nos dias 2 e 3 de junho das 9h30 às 12h30 na parte da manhã e 14h00 às 17h00 na parte da tarde.

 

2.2. A proposta de oficina deverá estar relacionada com a temática da Educação Médica, preferencialmente abordando a temática central do evento – O 8º COCCEM cujo tema é Cuidado integral e responsabilidade social: caminhos de uma formação médica cidadã. A apresentação dos resumos deverá seguir os eixos temáticos do evento, todos voltados à educação médica.

 

Eixos Temáticos:
• Eixo 1: Cuidado integral como estruturante da formação médica cidadã: saúde mental do estudante, autocuidado, ética, valores e profissionalismo.

• Eixo 2: Desenvolvimento de educadores como potencializador da formação médica cidadã: feedback, concepções pedagógicas, métodos ativos de ensino e aprendizagem, desenvolvimento docente/preceptores.

• Eixo 3: Responsabilidade social e o SUS como ordenador da formação médica cidadã: curricularização da extensão, COAPES e sua implementação, relação da academia com conselhos sociais, associação de pacientes, SUS na graduação e na residência.

 

• Encorajamos a proposição de modelos inovadores de oficinas.

 

2.3. Cada oficina somente poderá ser inscrita uma única vez no Congresso, mesmo que autores ou instituições envolvidas sejam diferentes.

 

2.4. As oficinas ocorrerão em 08 salas especificamente destinadas para este fim.

 

2.5. Além das 8 salas relacionadas no item 2.4, poderão ser propostos modelos de oficinas que demandem espaços inovadores, disponíveis no local do evento. (estacionamento, centro de vivência, área multispace). Esta informação deve ser apresentada no formulário de inscrição de propostas.

 

2.6. A proposta deverá apresentar claramente quais os materiais/equipamentos necessários à atividade serão de responsabilidade dos proponentes ou da Comissão Organizadora, que buscará atender as demandas, caso a solicitação não seja viável, do ponto de vista técnico ou orçamentário, os autores serão informados e poderão buscar meios próprios de prover os materiais/equipamentos ou ajustar à realidade disponível. Deverá apresentar também o número mínimo e máximo de participantes

 

2.7. As oficinas poderão ter duração de 1h30 (uma hora e meia), 3h00 (três) ou 6h00 (seis) horas, podendo ser compostas por atividades/ciclos de duração menor; a mesma oficina poderá ser repetida no Congresso, caso não haja oficinas selecionadas em número suficiente para preencher todos os espaços e horários disponíveis.

 

2.8. As oficinas deverão incentivar a participação e protagonismo dos interessados, por meio de vivências, interação e práticas.

 

2.9. As propostas deverão ser submetidas on-line, através do link: https://bit.ly/8coccem_oficinas até a data limite de 30/03/2023.

 

2.10. Em hipótese alguma serão aceitas oficinas enviadas por e-mail, correspondência, fax ou qualquer outro meio de comunicação que não o estabelecido pelo item 2.9

 

2.11. Pelo menos um dos autores da proposta de Oficina deve ser associado adimplente da ABEM até 30/03/2023.

 

2.12. A realização das oficinas selecionadas, durante o 8º COCCEM, será condicionada ao pagamento da taxa de inscrição por ao menos um dos oficineiros até o dia 30/03/2023. Só poderão participar da oficina, oficineiros inscritos no 8º COCCEM.

 

2.13. O número máximo de Oficineiros em cada Oficina é de 06(seis). Após divulgação da lista de Oficinas selecionadas, não será possível a inscrição de outros autores.

 

3. DA FORMA DE AVALIAÇÃO
3.1. Serão desclassificadas as oficinas que não estiverem dentro dos padrões de metodologia proposta ou não seguirem as regras aqui apresentadas.

 

3.2. Todas as oficinas qualificadas serão avaliadas e selecionadas exclusivamente pela Comissão Organizadora do 8º COCCEM sem menção a autores ou a instituições relacionadas.

 

3.3. A Comissão Organizadora do 8º COCCEM será responsável pela avaliação das oficinas, de acordo com os seguintes critérios:

– Relevância do tema;
– Qualidade e coerência da proposta;
– Inovação e contribuição dos produtos para o avanço no campo da educação médica;

 

3.4. As oficinas selecionadas serão divulgadas, aos autores, no site do Congresso até o dia 30/04/2023.

 

3.5. Todas as oficinas selecionadas devem ser realizadas no 8º COCCEM por seus respectivos autores indicados no momento da inscrição, em dia e horário definido pela Comissão organizadora conforme disposto no item 2.1.

 

4. DA INSCRIÇÃO DOS CONGRESSISTAS NAS OFICINAS
4.1. A divulgação das oficinas selecionadas será feita no site do Congresso.

 

4.2. A inscrição nas oficinas, quando for o caso, estará disponível apenas para os inscritos no congresso através do Painel do Congressista, a partir de 02/05/2023.

 

4.3. A participação na oficina ficará limitada pelo número máximo de participantes definido pela proposta submetida no edital.

 

5. DO CRONOGRAMA
Os prazos se encerram às 23:59 de cada dia, horário de Brasília (DF).

– INÍCIO DO PRAZO PARA SUBMISSÃO: 10/02/2023
– FIM DO PRAZO PARA SUBMISSÃO: 30/03/2023
– DIVULGAÇÃO DAS OFICINAS APROVADAS AOS AUTORES: 30/04/2023
– LIMITE PARA PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO (Item 2.8): 30/03/2023
– ABERTURA DA INSCRIÇÃO PARA CONGRESSISTAS: 02/05/2023

 

6. DISPOSIÇÕES FINAIS
6.1. A Comissão Organizadora reserva-se o direito de cancelar, interromper, suspender ou adiar a submissão e/ou publicação das oficinas no todo ou em parte, em caso fortuito ou de força maior.

 

6.2. Os autores das oficinas reconhecem e declaram, assumindo todas as responsabilidades legais, de forma irrevogável e irretratável, que todas as informações fornecidas, bem como o conteúdo da oficina inscrita, são verdadeiras, próprias e originais.

 

6.3. A Comissão Organizadora é incontestavelmente soberana nas suas decisões, inexistindo a possibilidade de recursos ou manifestações de qualquer espécie neste Congresso.

 

6.4. A inclusão de qualquer oficina, desde que cumprindo as condições aqui apresentadas, já caracteriza a aceitação irrestrita a todas as regras aqui previstas.

 

6.5. Os casos aqui omissos serão analisados pela Comissão Organizadora.