Sobre o Evento

Estamos apresentando o próximo Congresso Carioca Capixaba de Educação Médica – COCCEM. Em sua oitava edição, ocorrerá em Vitória, que será a capital da Educação Médica na nossa Regional. Hospedado na MULTIVIX, campus de Vitória, instituição que acolheu a ABEM no espírito solidário e colaborativo que caracteriza o melhor dos nossos associados, o Congresso ocorrerá no seu Campus Universitário, que se apresenta moderno e acolhedor, onde o afeto dos encontros será nossa energia para expressarmos nosso compromisso com a sociedade.

 

Nesse sentido, definimos o tema central para este congresso: O Cuidado Integral e a Responsabilidade Social, Caminhos para a Formação Médica Cidadã, já definido na nossa forma tradicional de trabalhar: construção colaborativa, inclusiva, contemplando e acolhendo a todos. Todas as Escolas Médicas do Espírito Santo estão representadas na organização deste evento. As Escolas Médicas do Rio de Janeiro também têm se incluído no grupo de trabalho.

 

O evento já tem data definida: dias 02, 03 e 04 de junho de 2023. Nossa grade científica está em elaboração, contemplando a tempestade de ideias trazida pelas sucessivas reuniões dos nossos Delegados e as reuniões com as Escolas Médicas e seus Centros Acadêmicos. Estamos trabalhando no nosso modelo participativo de construção.

 

Para além da nossa tradição na construção do Congresso Regional, trabalhando como pares entre os diversos atores das comunidades universitárias, estamos construindo nossa organização deste evento chamando o CONASS, o CONASEMS e o Controle Social para trazerem suas demandas e dando materialidade aos marcos jurídicos que colocam o SUS como ordenador da formação de recursos humanos para a saúde. Que essa experiência inovadora, que esperamos que seja profícua, seja também nosso novo padrão de pensarmos a educação médica para atender as necessidades da sociedade e nossas oportunidades de construirmos juntos com a sociedade a melhor atenção à saúde.

 

O congresso não se destina a si mesmo, mas a toda a sociedade. Nosso trabalho só ganha sentido com a sua participação ativa. Mais do que com a sua presença, com a sua contribuição nos debates, que serão assegurados, explicitando a riqueza da nossa pluralidade fraterna e repleta de afetos. O acesso à saúde de qualidade é o mais potente redutor das desigualdades sociais e assim forte indutor da democracia.


 

Local do Evento:
MULTIVIX | Rua José Alves, 301 – Goiabeiras, Vitória – ES, 29075-080

Data do Evento:
De 02 a 04 de junho de 2023