Oficinas

OFICINAS COCCEM 2021

 

Como se Inscrever em uma Oficina?
Após realizado o login no painel do congressista acesse o menu: INSCRIÇÕES -> INSCREVA-SE

 

IMPORTANTE:
– As inscrições nas oficinas serão liberadas somente após a inscrição no evento principal.
– Será permitida a inscrição em apenas umas das oficinas.
– As vagas nas oficinas são limitadas.

 


OFICINA 1
Cuidado com a história!


Sala: I
Data: 14/05/2021
Horário: 10h-12h
Limite de Vagas: 60 vagas
Público-Alvo: Docentes e Discentes

 

Descrição da Oficina:
Despertar uma reflexão sobre o ensino da anamnese nos cursos de Medicina: a maneira como está sendo ensinada, a origem deste modelo e suas repercussões no cuidado médico. Além disso, pretende-se discutir a Medicina Narrativa como um modelo complementar, posto que introduz um campo onde é possível registrar as informações que “não cabem” no roteiro da anamnese tradicional.

 

Oficineiros:
Lúcia Maria Soares de Azevedo (UFRJ)
Ricardo de Vasconcelos do Rêgo Valença (UNESA)
Gabriela Carreiro Kubitschek Lopes (UNESA)
Luiza Otero Villela (UNESA)


 

OFICINA 2
Conversando sobre o aprender médico – sensibilizando reflexões e refletindo sentimentos


Sala: II
Data: 14/05/2021
Horário: 10h-12h
Limite de Vagas: 20 vagas
Público-Alvo: Livre

 

Descrição da Oficina:
Sensibilizar discentes e docentes em relação à complexidade da formação de atitudes desejáveis ao cuidado do paciente. Conversar e refletir sobre as angústias inerentes ao processo ensino-aprendizagem em saúde. Criar espaço de acolhimento e troca de percepções relacionadas aos cuidados paliativos.

 

Oficineiros:
Andrea Augusta Castro (UERJ)
Lorenna dos Santos Climaco (Multivix)
Maria das Graças Mota Cruz de Assis Figueiredo (FMIt)
Samuel Soares Filho (Sta. Marcelina)


OFICINA 3
Intra Domum


Sala: III
Data: 14/05/2021
Horário: 10h-12h
Limite de Vagas: 20 vagas
Público-Alvo: Docentes, Preceptores e Gestores

 

Descrição da Oficina:
Pretende desvelar/revelar todas as formas de violência que ocorrem no cotidiano das nossas faculdades, entre os estudantes, entre estudantes e professores e entre professores e professores.

 

Oficineiros:
Regina Moura (UERJ)
Thaís Sayuri Yamamoto (UERJ)
Rafael Cangemi Reis (UERJ)
Débora da Silva Teixeira (UERJ)


OFICINA 4
Aprendizado baseado no Raciocínio Clínico


Sala: I
Data: 14/05/2021
Horário: 13h-15h
Limite de Vagas: 40 vagas
Público-Alvo: Docentes

 

Descrição da Oficina:
A oficina visa desenvolver e capacitar a compreensão do raciocínio clínico, bem como as suas etapas, possibilitando ao docente a capacidade de pensar e raciocinar apoiados nas habilidades para o pensamento crítico, auxiliando na tomada de decisão diagnóstica ou terapêutica.

 

Oficineiros:
Júlio César Soares Aragão (UniFOA)
Francis Nacelli (UniFOA)

 


OFICINA 5
Espiritualidade na Educação Médica: porquê, como e quando?

Sala: II
Data: 14/05/2021
Horário: 13h-15h
Limite de Vagas: 40 vagas
Público-Alvo: Livre

 

Descrição da Oficina:
Sensibilizar os participantes sobre as competências essenciais relacionados a Saúde e Espiritualidade/Religiosidade (E/R) a serem desenvolvidas na formação médica. Identificar os desafios para o ensino-aprendizagem dessas competências na graduação médica. Reconhecer as oportunidades curriculares para a inserção da temática. Propor estratégias didáticas para o ensino-aprendizagem da temática nas disciplinas/unidades curriculares em que os participantes atuam.

 

Oficineiros:
Ana Cláudia Santos Chazan (UERJ)
Carlos Roberto Figueiredo Coelho (Fiocruz-DF)
Elena Zuliani Martin (UFMT)
Eliana Goldfarb Cyrino (UNESP-Botucatu)

 


OFICINA 6
Mindfulness e Compaixão no curso de Medicina

Sala: III
Data: 14/05/2021
Horário: 13h-15h
Limite de Vagas: 40 vagas
Público-Alvo: Livre

 

Descrição da Oficina:
Abordar especificamente como a prática de mindfulness e autocompaixão pode atuar prevenindo o burnout e melhorando o cuidado que oferecemos ao outro à medida que cuidamos melhor de nós mesmos. Nós também vamos explorar como a autocompaixão pode nos ajudar lidar de maneira mais efetiva com nossas emoções mais difíceis, a partir da ampla experiência com a implementação de práticas de mindfulness no SUS e no ambiente universitário

 

Oficineiros:
Débora Teixeira (UERJ)
Sandra Fortes (UERJ)
Kali Alves (UERJ)
Matheus Ornellas (UERJ)

 


OFICINA 7
Teste de Progresso: O quê? Por quê? Como?

Sala: I
Data: 14/05/2021
Horário: 15:30h-17:30h
Limite de Vagas: 20 vagas
Público-Alvo: Docentes

 

Descrição da Oficina:
Conceituar o teste de progresso e sensibilizar o grupo para elaboração de itens

 

Oficineiros:
Claudia Martins de Vasconcellos Midão (FMP)
Mônica de Cássia Firmida (UERJ)
Lúcia Maria Soares de Azevedo (UFRJ)
Monica Muller Taulois (Unigranrio)