7º Congresso Carioca e
Capixaba de Educação Médica


ON-LINE
De 13/05 a 16/05 de 2021

"A Educação Médica sob perspectiva: o Educando na construção do cuidado"

ANAIS DO CONGRESSO

 

Os Anais do congresso já está disponível para consulta!
Para acessar, Clique Aqui.

 

 


CERTIFICADOS

 

Os certificados de participação no evento e apresentação de trabalhos
já estão disponíveis!

Faça o login no “Painel do Congressista” e clique no menu superior CERTIFICADOS.

 


TRABALHOS PREMIADOS

 

Caro congressista, Cliquei aqui
para visualizar os trabalhos premiados no
12º Congresso Catarinense e Paranaense de Educação Médica – CCPEM

 

 


Seja bem-vindo!

 

A Regional ES/RJ da ABEM tem a alegria de trazer o seu Congresso a se realizar entre 13 e 16 de Maio de 2021, e com ele a sua visão sobre a educação.

 

A educação que escolhemos não é a educação tecnicista, mas aquela que é reflexiva, crítica, socialmente referenciada, inclusiva, acolhedora, solidária, humanística, dialógica com as diversas áreas do conhecimento, capaz de promover o melhor desenvolvimento humano possível, com a conquista da autonomia e da liberdade da pessoa, levando-a a condição de cidadão. Essa educação induz os bons valores da cidadania, destacando-se, para os dias de hoje, a cultura do cuidado com o outro, com a coletividade, com o meio ambiente, gerando compromisso com a sustentabilidade de todas as formas de vida e com a da Mãe Terra.

 

Com esta visão sobre a educação, nosso objeto de trabalho é a educação médica. De há muito, a educação médica não se ocupa apenas de doenças, mas sim da saúde, da sua promoção, preservação recuperação e da prevenção do adoecer. Preocupa-se com a compreensão dos determinantes sociais do adoecimento. Associa-se à arte, à cultura e ao estranhamento para compreender o mundo e a pessoa. Ocupa-se da pessoa na sua integralidade, de suas relações sociais, da coletividade, e das vulnerabilidades individuais e da comunidade onde a pessoa está inserida. Tem compromisso central com a promoção da equidade realizando em todos o desenvolvimento de competências que fazem a pessoa capaz de compreender o espaço em que está imerso e transformá-lo, levando a saúde para a vida plena do cidadão.

 

Neste cenário, nossa Regional escolheu refletir sobre o cuidado com o outro e sobre a autonomia do educando na sua formação, fazendo a escolha compartilhada do tema central: A Educação Médica sob perspectiva: o Educando na construção do cuidado. Desse modo, firmamos que a educação médica que defendemos tem foco na formação para a sociedade, na ampla compreensão do cuidado como atitude, cultura e valor, e na construção colegiada do conhecimento, reconhecendo no Educando a proatividade na sua formação. Contamos com a Universidade Estácio de Sá para receber nosso Congresso Regional, constituindo grande parceria e proporcionando a harmonia para a elaboração do espaço de encontro onde desenvolvemos a construção compartilhada da reflexão sobre este momento histórico da academia. Nossa programação científica está em curso e está ancorada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso médico. A ABEM tem sido protagonista na defesa da Educação Médica centrada no cuidado com o outro e nossa Regional não se furtaria de aprofundar essa reflexão, na riqueza da nossa pluralidade. Somos uma Regional com mais de duas dezenas de Escolas Médicas, mais de 3.000 educadores, e mais de 12.000 educandos. Temos muito a dizer.

O Congresso é o momento de exercitarmos a Cultura do Encontro, mesmo que virtual. É a oportunidade de trazer sua contribuição para o debate, que está assegurado no nosso desenho da programação científica. Este Congresso só faz sentido e só fica completo com você.

 

Venha estar conosco.


PATROCÍNIO MASTER:

 


PATROCINADOR ESPECIAL:


APOIO:



REALIZAÇÃO: