Trabalhos Acadêmicos

EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS E RELATOS DE EXPERIÊNCIA PARA O
9º CONGRESSO CARIOCA E CAPIXABA DE EDUCAÇÃO MÉDICA | COCCEM


 

1. DO EVENTO
1.1. As regras a seguir dizem respeito à submissão de trabalhos científicos para o 9º Congresso Carioca e Capixaba de Educação Médica (COCCEM), que ocorrerá de 10 a 12 de abril de 2025, em Campos dos Goytacazes – RJ

 

1.2. A apresentação de trabalhos no evento é uma oportunidade para docentes e discentes de Medicina e de outros cursos da área da saúde compartilharem com a sociedade sua produção científica e relatos de experiências.

 

1.3. As propostas de trabalhos deverão estar relacionada com a temática da Educação Médica, preferencialmente abordando a temática central do evento Expansão da Educação Médica: Potencialidades da Interiorização.


A partir do lançamento do Programa Mais Médicos pelo Brasil foi possível observar expressiva mudança na distribuição geográfica das escolas, em especial na Região Sudeste, trazendo novos desafios e muitas oportunidades de expansão na formação de profissionais que possam atender as demandas específicas do interior. Mas a interiorização das escolas médicas não é uma novidade, mas uma realidade que há décadas vem impulsionando o crescimento econômico e transformando indicadores de saúde de muitos municípios.

A inclusão de estratégias orientadas ao estímulo tanto para a fixação de egressos quanto ao desenvolvimento docente será tema de debates no nosso evento, abordando questões como incentivos financeiros, qualidade de vida e parcerias com as redes de saúde locais.


A infraestrutura, o perfil dos alunos e docentes, bem como aspectos da cultura local são realidades distintas das grandes cidades, que precisam ser consideradas nos processos avaliativos, para garantir que sejam justos e eficazes, equilibrando rigor acadêmico e acesso aos recursos disponíveis.


A curricularização da extensão se reveste de ainda maior relevância, ao incluir as demandas sociais específicas das comunidades locais à formação dos estudantes. A aquisição de competências sócio-emocionais, habilidades em saúde coletiva e em contextos de atenção primária à saúde também serão foco de debates no evento. Além disso, a equidade no acesso e no desenvolvimento de programas de saúde traz à tona aspectos relacionados às disparidades entre a realidade vivenciada na capital, nos grandes centros urbanos e nos demais municípios do interior.

 

Diante desse contexto, as propostas de trabalhos científicos deverão seguir os seguintes eixos temáticos:

Eixo 1: Formação Profissional: Perfil do egresso e fixação no interior.
– Palavras-chave: Interiorização da formação; Cenários de Prática; Redes de Atenção à Saúde; Dimensionamento de Força de Trabalho; Regulação da Profissão Médica; Políticas de Financiamento e Estruturação do SUS; Programas de Provimento; Política Nacional de Residências em Saúde; Residência Médica; Projeto Pedagógico do Curso e Currículo; Educação interprofissional; Ensino e Arte; Espiritualidade na formação médica; Assistência e permanência estudantil;

 

Eixo 2: Qualidade da Educação Médica: Práticas pedagógicas e desenvolvimento de docentes.
– Palavras-chave: Indicadores de Qualidade da Educação Médica; Desenvolvimento de docentes e preceptores; Avaliação de estudantes; Teste de Progresso; Avaliação de educadores; Avaliação Institucional; Apoio psicopedagógico ao estudante e residente; Mentoria; Tutoria; Metodologias de Ensino; Aprendizagem de adultos; Simulação; Protagonismo estudantil;


Eixo 3: Responsabilidade social e equidade: Curricularização da extensão
– Palavras-chave: Educação em Saúde; Educação Permanente; Educação Popular em Saúde; Racialização do cuidado; Combate a cisheteronormatividade nas práticas de cuidado; Interseccionalidade na prática de cuidado; Trabalho e Cuidado de populações vulnerabilizadas; Saúde da População Negra; Saúde da População LGBTQIAPN+; Saúde dos Povos Indígenas; Saúde da População Quilombola; Saúde Prisional; Saúde da População em Situação de Rua; Violência e Saúde; Territórios e Violência; Saúde mental dos trabalhadores; Saúde Planetária; Práticas Intersetoriais em Saúde;

 


2. DO CRONOGRAMA
2.1.
Os prazos se encerram às 23:59 de cada dia, horário de Brasília (DF).

21/01/2025: Início do prazo de submissão dos resumos.
28/02/2025: Fim do prazo de submissão dos resumos
14/03/2025: Divulgação dos trabalhos aprovados.
28/03/2025: Data limite para pagamento da taxa de inscrição de ao menos um dos autores.
28/03/2025: Prazo final para envio do material de apresentação.
04/04/2025: Divulgação do local, data e horário de apresentação ou exposição dos trabalhos.



3. DOS RESUMOS

3.1. Cada resumo poderá ser inscrito uma única vez no congresso, independentemente da categoria escolhida ou ainda que os autores ou as instituições envolvidas sejam diferentes. A identificação pelo sistema de avaliação do não cumprimento desta regra desclassificará os resumos repetidos.

 

3.2. Os resumos deverão ser assinados por, no máximo, seis autores. Não há número máximo de envio de resumos por autor ou coautor.

 

3.3. Os resumos deverão versar necessariamente sobre educação médica, considerando os núcleos temáticos listados no temário (ver item 1.3). Resumos relacionados exclusivamente à prática clínico assistencial serão desclassificados. Os resumos devem conter os seguintes tópicos obrigatórios, de acordo com as modalidades aceitas:

 

• Trabalho Científico (incluem estudos com metodologia qualitativa e/ou quantitativa, revisões de literatura e estudos de caso):
1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Métodos; 4. Resultados/discussão; 5. Conclusões.

 

• Relato de Experiência (incluem experiências educacionais, de integração ensino-serviço, gestão de ensino e ações extensionistas):
1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Relato de Experiência; 4. Reflexão sobre a experiência; 5. Conclusões ou Recomendações.


3.3.1. ATENÇÃO! Em ambas modalidades, quando necessária aprovação por comitê de ética e pesquisa (CEP), solicitamos que seja escrito no resumo o número do Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE), nos casos em que estiver em tramitação, ou Número do Parecer do CEP quando já estiver aprovado.


3.3.2. A não inserção do CAAE ou Parecer do CEP incorrerá na automática desclassificação do trabalho.

 

3.4. O resumo deve ter no máximo 3.500 caracteres considerando espaços. Não são contabilizados os caracteres do título e das palavras-chave. Não devem ser inseridas ilustrações (gráfico, tabela, quadro etc.), nem referências bibliográficas. O texto deve ser escrito de forma clara e concisa, utilizando construções lógicas e objetivas da norma culta da língua portuguesa, espanhola ou inglesa.


• O título deve limitar-se a 150 caracteres (incluindo espaços) e não utilizar siglas nem abreviações.
• O resumo deverá conter de três a cinco palavras-chave, de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual em Saúde (www.bvs.br), inseridas no campo denominado “Palavras-chave”.
• Os nomes dos tópicos já estão inseridos no sistema de submissão e não deverão ser repetidos no preenchimento dos campos.
• O uso de abreviaturas será restrito àquelas já identificadas anteriormente, por extenso, no texto do resumo.
• Para assegurar a integridade da avaliação às cegas, o corpo do resumo NÃO deve conter informações sobre os autores e as instituições envolvidas na produção acadêmica. A identificação de autoria ou instituição será motivo para desclassificação do resumo.

 

3.5. Todas as orientações apresentadas no item 3.4 devem ser seguidas com rigor, para evitar a desclassificação do resumo.

 

3.6. Pesquisas com seres humanos devem ser aprovadas pelo Comitê de Ética em Pesquisa.


3.7. Serão publicados nos anais os resumos aprovados e apresentados, desde que tenham cumprido as exigências éticas relevantes, incluindo aprovação do CEP para estudos em seres humanos (item 3.6).


3.7.1. Os autores devem dar atenção a redação, revisão e adequação do texto. Os resumos NÃO serão corrigidos ou revistos pela Comissão de Trabalhos Científicos do congresso. É de exclusiva responsabilidade dos autores a correta redação durante o prazo de submissão, pois não será possível fazer correções posteriores.

 


4. DA SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO DOS RESUMOS

4.1. Os resumos deverão ser submetidos por meio eletrônico pelo Painel do Congressista (Clique Aqui) até a data limite de 28/02/2025.

 

4.2. Para o envio do resumo, após realizar o login no painel do congressista, o usuário deverá acessar o menu: Trabalhos -> Enviar Trabalhos. TODOS os autores precisam estar previamente cadastrados no evento 9º COCCEM para poderem ser inseridos como autores de um trabalho. Não há necessidade de pagamento de inscrição para cadastramento de autores e submissão dos resumos.

 

4.3. Em hipótese alguma serão aceitos resumos enviados por e-mail, correspondência, fax ou qualquer outro meio de comunicação que não o estabelecido pelo item 4.1.

 

4.4. Resumos submetidos sem corpo do texto, incompletos ou em desacordo com estas normas serão REPROVADOS. Uma vez submetido o resumo, o autor responsável pela submissão terá até 28/02/2025 para realizar modificações, incluindo a exclusão ou complementação de autoria.

 

4.5. Todos os resumos submetidos e não desclassificados serão avaliados e selecionados exclusivamente pela Comissão de Trabalhos Científicos do 9º COCCEM. Os avaliadores não terão acesso às informações sobre autores ou instituições relacionadas.

 

4.6. Cada resumo será analisado por dois avaliadores, que emitirão notas segundo os critérios descritos no item 4.7. Em caso de discordância entre os avaliadores sobre o aceite do resumo, o resumo será enviado a um terceiro avaliador, sendo considerada, para fins de decisão final, a avaliação da maioria dos avaliadores.

 

4.7. A avaliação dos resumos será realizada de acordo com os seguintes critérios:


• Pertinência: resumo adequado aos núcleos temáticos do congresso e ao eixo escolhido para submissão;
• Integridade: resumo inclui os critérios e padrões obrigatórios da modalidade escolhida;
• Qualidade e coerência: resumo apresenta o conteúdo com clareza, metodologia adequada ao alcance dos objetivos, relato de experiência alinhado com os objetivos e integração entre os tópicos da modalidade escolhida;
• Análise e discussão: resumo apresenta reflexões, conclusões e/ou recomendações explícitas e relacionadas ao objeto de estudo/interesse;
• Relevância: resumo apresenta contribuição para desenvolvimento da educação médica, aplicação em outros contextos/instituições e/ou inovação nas práticas educacionais.


4.8. O resultado da avaliação dos resumos será divulgado no painel do congressista até o dia 14/03/2025.


4.9. Não serão enviados e-mails aos autores informando a aprovação ou reprovação dos trabalhos. A consulta deverá ser realizada pelo painel do congressista, no mesmo menu que o usuário acessou para submeter o resumo: Trabalhos -> Trabalhos Enviados.


4.10. Os trabalhos selecionados e aprovados deverão ser apresentados pelo autor ou coautor designado, no formato: Roda de Conversa/Apresentação Oral em local previamente determinado pela Comissão Científica.

 


5. DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

5.1. Os trabalhos aprovados serão apresentados oralmente no formato roda de conversa, agrupados por temas em salas com a presença de um facilitador que coordenará os debates sobre os trabalhos apresentados.


5.2. Apresentação dos trabalhos aprovados durante o Congresso será condicionada ao pagamento da taxa de inscrição de ao menos um dos autores até o dia: 28/03/2025.


5.3. Os materiais de apresentação dos trabalhos do 9º COCCEM deverão obedecer aos padrões visuais e de estrutura definidos pela Comissão Organizadora e disponibilizados no momento da divulgação dos resultados. O envio de trabalhos em outro formato acarretará sua desclassificação.


5.4. Os modelos de apresentação dos trabalhos serão disponibilizados no Painel do Congressista, após a divulgação dos resultados. O botão para download do modelo estará disponível nas informações de cada trabalho, na tela de envio do material de apresentação.


APRESENTAÇÕES ORAIS:

• As apresentações orais devem ser acompanhadas de arquivos de Power Point, enviados antecipadamente, que ofereçam suporte à fala dos autores.
• As peças devem seguir os padrões de fonte e corpo de letra do modelo disponibilizado e, no caso de necessidade de alteração dos modelos, deverão ser legíveis a pelo menos 2 metros de distância.


5.5. O título deverá ser o mesmo do resumo e colocado em destaque. Deverão necessariamente constar no material final: o nome dos autores; laboratório/departamento e instituição (afiliação); e, no caso de suporte financeiro, deve ser incluído o logotipo da agência de fomento. A inserção de referências bibliográficas é opcional.


5.6. É obrigatória a presença de um dos autores, o qual deverá estar inscrito no congresso, no dia definido para a exibição do material referente a Apresentação Oral para esclarecimento de eventuais dúvidas da Comissão Julgadora e/ou do público em geral.


5.7. O tempo máximo para apresentação dos trabalhos será de 7 minutos. O cumprimento deste requisito será considerado na avaliação do trabalho.

 

5.8. O julgamento da apresentação é de inteira responsabilidade da Comissão de Trabalhos Científicos, segundo os critérios a seguir:


• Relevância científica do trabalho para a educação médica;
• Clareza, objetividade e transmissão de conteúdo na exposição;
• Resposta adequada à arguição da comissão julgadora;
• Clareza e articulação dos itens do trabalho.


5.9. A nota final do trabalho corresponderá à média aritmética da nota atribuída pelos avaliadores do resumo e avaliadores das apresentações orais, quando pertinente.


5.10. Em casos de empate, prevalecerá o trabalho com maior nota pela apresentação. Permanecendo o empate, prevalecerão como critérios, nesta ordem: relevância, análise e discussão, qualidade e coerência, integridade e pertinência.

 


6. DAS PREMIAÇÕES

6.1. Serão premiados, com certificado de menção honrosa, os 3 (três) trabalhos com melhor avaliação em cada um dos eixos, desde que tenham cumprido as exigências éticas relevantes, incluindo aprovação do CEP para estudos em seres humanos (item 3.6).


6.2. O trabalho que apresentar maior nota na avaliação final receberá isenção da taxa de publicação na RBEM. Nesses casos, os trâmites para esse processo deverão seguir os trâmites habituais para submissão e publicação no periódico, de maneira que a isenção da taxa deverá ser solicitada à Secretaria da ABEM em caso de aceite do artigo.


6.3.
Os premiados serão anunciados na cerimônia de encerramento do evento, não cabendo recurso aos não premiados.

 


7. DOS CERTIFICADOS

7.1. Serão fornecidos certificados de apresentação para os trabalhos que tiveram a presença de pelo menos um dos autores na ocasião da apresentação. Os certificados são fornecidos para o trabalho, constando o nome de todos os autores. Não há certificado individual por autor/apresentador.


7.2. Os certificados estarão disponíveis no sistema em até 30 dias após término do evento.

 


8. DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1. A Comissão Organizadora reserva-se o direito de cancelar, interromper, suspender ou adiar a submissão, a seleção e/ou a apresentação dos trabalhos, no todo ou em parte, em caso fortuito ou de força maior.


8.2. Os autores dos trabalhos reconhecem e declaram, assumindo todas as responsabilidades legais, de forma irrevogável e irretratável, que todas as informações fornecidas, bem como o conteúdo do trabalho inscrito e as condições do Termo de Responsabilidade na submissão, são verdadeiras, próprias e originais.

 

8.3. As Comissões Organizadora e de Trabalhos Científicos são incontestavelmente soberanas nas suas decisões, inexistindo a possibilidade de recursos às suas decisões.

 

8.4. Ao enviar o resumo para seleção, os autores autorizam as Comissões Organizadora e de Trabalhos Científicos a publicarem ou divulgarem o trabalho, não cabendo qualquer pagamento por direitos autorais.

 

8.5. A submissão de qualquer resumo, desde que cumprindo os requisitos apresentados, já caracteriza a aceitação irrestrita de todas as regras aqui previstas.

 

8.6. Os casos omissos serão analisados pela Comissão Organizadora.